domingo, 31 de maio de 2009

Musicas folcloricas da região sul


INSTRUMENTOS MUSICAIS

De origem Indígena, Africana e Portuguesa. Os instrumentos musicais, principalmente os de percussão e ritmos são confeccionados pelos próprios sertanejos. Notável é o Pife flauta de taquara, de sete furos, que alguns nordestinos manejam com maestria. A viola descende da guitarra portuguesa. Pandeiro Atabaque, Tambor, Tamborim, Zabumba, Ganzá, Cuíca, Agogô, Reco- reco, Berimbau.

MÚSICAS FOLCLÓRICAS

I.

BRASIL, meu Brasil brasileiro,
Meu mulato isoneiro,
Vou cantar-te nos meus versos

II
Não há ó gente ó não luar
Como esse do sertão.

A lua nasce por detrás
Da verde mata
Mais parece um sol de prata
Iluminando o meu sertão

III
E fonte a cantar
Chuá....Chuá.....
E as água a correr
Chuê.....Chuê.......
Parece que alguém
Tão cheio de magoa
Deixar-se quem há
De dizer a saudade
No meio das águas rolando também.

IV
Ole mulhé rendeira
Ole mulhé renda
Tu me ensina a faze renda
Que eu te ensino a namorá.

V
OH! mana deixa eu ir
Ho! mana eu vou só
Ho! Mana deixa eu ir
Para o sertão do Caicó

VI
Ele não sabe que seu dia é hoje
O céu forrado de veludo azul marinho
Veio ver devagarinho
Onde o boi ia dançar
Ele pediu prá não faze muito ruído
Que o santinho distraído
Foi dormir sem se lembrar.

VII
Vou trabalhar lá em Macau
Que tem salinas
A dar com pau
E para lá eu levarei
A moreninha que eu sempre amei.

VIII
Fiz a cama na varanda
Me esqueci do cobertor
Deu o vento na roseira
Mês cuidados me cobriu toda de flor.

IX
Este São Paulo è colosso
Tem cafezais e algodão
Suas Industrias assombram
É a maior da nação.

X
Vou-me embora prenda minha
Tenho muito o que fazer
Tenho que ir para o rodeio
Prenda minha
No campo do bem querer.

XI
Meu limão meu limoeiro
Meu pé de jacarandá
Uma vez tindo lele.
Outra vez tindo lalá.

XII
Negrinho do pastoreio
Acendo esta vela pra ti
E peço que me devolva
A querência que eu perdi
Negrinho do pastoreio
Traz a mim o meu rincão
Eu te ascendo esta velinha
Nela está meu coração

XIII
Minha jangada de vela
Que vento queres levar
De dia é vento de terra
De noite é vento do mar
Minha jangada de vela
Que vento queres levar
De dia é vento de terra
De noite é vento do mar.

XIV
Como pode o peixe vivo
Viver fora de água fria
Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua sem a tua
Sem a tua companhia.

XV
O que è que a baiana tem
O que é que a baiana tem
Tem saia rendada tem
Tem bata rendada tem
Colares de ouro tem
Pulseiras de ouro tem
Tem graça como ninguém
O que é que a baiana tem.
O que é que a baiana tem
O que é que a baiana tem.

XVI
Cidade Maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil.

5 comentários: