segunda-feira, 1 de junho de 2009

Adivinhas!!!

Linguagem
As principais manifestações do folclore na linguagem popular são as seguintes:

Adivinhações: também chamados de adivinhas. Consistem em perguntas com conteúdo dúbio ou desafiador.
Exemplos de adivinhas
'O que é o que é???'

1. Está no meio do começo, está no começo do meio, estando em ambos assim, está na ponta do fim?
2. Branquinho, brancão, não tem porta, nem portão?
3. Uma árvore com doze galhos, cada galho com trinta frutas, cada fruta com doze sementes?
4. Uma casa tem quatro cantos, cada canto tem um gato, cada gato vê três gatos, quantos gatos têm na casa?
5. Altas varandas, formosas janelas, que abrem e fecham, sem ninguém tocar nelas?
Respostas: 1-Aletra M; 2-Ovo;3-Ano,mês,dia,hora; 4-Quatro; 5-Olhos
I
O que é, o que é:
É perigosa de armar
Sempre é melhor não entrar
Ninguém gosta de perder
Todo mundo quer ganhar?
II
O que é, o que é:
Costuma chegar na hora
Às vezes vem de repente
Quando vive dá trabalho
Só morta fica contente?
III
O que é, o que é:
São luzes mas não têm fio
São quietas e agitadas
Se dormem durante o dia
A noite passam acordadas?

Respostas: briga, lágrima, estrelas
Azevedo, Ricardo. Bazar do Folclore. São Paulo: Ática, 2001
http://varaldofolclore.blogspot.com/2008/03/adivinhas.html

15 comentários:

  1. fiz um trabalho sobre o folclore da região sul ai eu copiei essa pagina. levei nota 10 obrigado :)

    ResponderExcluir
  2. Euuzinhaa fiz um trabalho sobre o folclore da região sul, eu copiei essa pagina. levei nota 10 obrigado :)

    AmeiÊEE

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. bom è chato meis me aganha 10 na escola

    ResponderExcluir
  5. Amei cabei de fazer un trabalho com isso vamos ver que nota vai sair né hihi

    ResponderExcluir
  6. Gostei obrigada pela ajuda muito agradecida ♥♥♥

    ResponderExcluir
  7. tipo meu trabaçho e assim floclori lingugem da regiãqo sul ai eu copio isos cerá

    ResponderExcluir
  8. tipo meu trabaçho e assim floclori lingugem da regiãqo sul ai eu copio isos cerá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprende a escrever e depois comenta tá ? E com esses erros vai tirar 0,5 no maximo!!! Beijokas

      Excluir
  9. tipo meu trabaçho e assim floclori lingugem da regiãqo sul ai eu copio isos cerá

    ResponderExcluir