terça-feira, 2 de junho de 2009

Farra do boi



Farra do boi.


A Farra do boi é um elemento da cultura popular do estado brasileiro de
Santa Catarina que teria sido trazida ao Brasil por descendentes de açorianos há 200 anos, mas existem controvérsias quanto as semelhanças da prática em relação à origem. Acontece no litoral de Santa Catarina, onde é predominante essa descendência, em cerca de trinta comunidades geralmente de pescadores.
Esta prática é bastante controversa. De um lado os participantes tentam alegadamente manter o folclore e a cultura típica da região. Do outro, ecologistas e justiça pressionam a polícia a coibir essa manifestação popular.



História
O significado de tal ritual é desconhecido, sendo atribuído a ele por alguns uma conotação simbólica-religiosa referente à Paixão de Cristo, onde o boi faria o papel de Judas; outros entendem que o animal simboliza Satanás e através da tortura do Diabo as pessoas se livrariam de seus pecados. Entretanto, hoje em dia além da conotação religiosa o evento também é uma oportunidade para se fazer uma festa na comunidade e gerar capital financeiro com a venda de comes e bebes para os participantes, mantendo viva as tradições de seus formadores.
A partir da
década de 80, começou a ser muito combatida por grupos ecológicos que passaram a fazer intensa campanha contra o ritual por considerá-lo cruel com o animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário